Tratamento de Endometriose

Na maioria dos casos, para o tratamento da endometriose ocorre a combinação de uma série de terapias médicas e eventualmente cirurgia, e os tratamentos médicos podem ser categorizados em analgésicos, que tratam a dor apenas sintomaticamente, e tratamentos hormonais, que influenciam a topologia subjacente.

Como a endometriose é uma doença dependente do estrógeno, o mecanismo comum de tratamento hormonal é reduzir o nível de estrógeno o bastante para interromper as lesões, bloquear a proliferação e o crescimento dos focos de endométrio localizados fora do útero, e assim diminuir os sintomas da endometriose, mas não a ponto de resultar em efeitos colaterais hipoestrogênicos.

livro-segredos-da-fertilidade

A endometriose nunca é igual, e nunca irá atingir as pacientes da mesma maneira, portanto o tratamento pode variar muito, e pode passar desde não se tomar qualquer medida combativa contra a endometriose, em casos onde a paciente não sinta dores intensas e não tenha desejo de engravidar, ou até mesmo se recorrer a um tratamento cirúrgico em casos mais severos, e em outros casos apenas administrar a endometriose através de medicação anti-inflamatória ou por meio de pílulas anticoncepcionais.

Cirurgia de Endometriose: Videolaparoscopia

laparoscopiaAs cirurgias de endometriose geralmente são feitas através da videolaparoscopia, onde ocorre a cauterização dos tecidos e a retirada das aderências, porém, em casos mais severos, pode ser necessário retirar também partes de órgãos danificados pelos focos de endométrio, como o útero por inteiro, ou ainda os ovários, a bexiga ou parte dos intestinos.

Videolaparoscopia: Indicações

cirurgia-endometrioseÉ importante se frizar que a videolaparoscopia é para mulheres inférteis ou que não desejem ter filhos futuramente, ou que também não tenham tido sucesso com o tratamento a base de hormônios, ou ainda que tenham endometriose profunda.

Videolaparoscopia: riscos

Como qualquer cirurgia, ela possui riscos inerentes à anestesia geral e também existe a possibilidade de reincidência da doença.

Videolaparoscopia: preço

É uma cirurgia cara, existem poucas especialistas realmente renomados no Brasil, e o preço gira na faixa de R$ 5.000,00 até a R$ 18.000,00 por cirurgia.

>> Clique aqui para saber se quem tem endometriose pode engravidar <<